Respiração é o retrato de como você vive a sua vida!
02/04/2016
Você já deu um lugar para a solução? Constelação Familiar
17/05/2016

O que é Meditação?

O-que-e-meditacao um encontro consigo mesmo

O-que-e-meditacao um encontro consigo mesmo

O que é Meditação?

Meditação…um encontro consigo mesmo!

Meditação é estar aqui e agora, sobre a linha da sua vida e livre de opiniões e expectativas! É como você se conecta com o seu interior, um micro cosmos, que está conectado com o macro cosmos. Nessa conexão, obtemos uma quantidade abundante de energia, capaz de aumentar a força do nosso corpo, acalmar os pensamentos na mente, curar desordens, alinhar os chackras e também te deixar relaxado, feliz e em estado de graça. Meditação é uma jornada em direção a quem você é!

O estado natural da mente?

Nós não estamos sós! Estamos conectados a tudo e a todos, há uma Energia e a um Algo Maior. Mas nós sentimos essa realidade? Não!
E não sentimos essa riqueza simplesmente porque estamos desconectados do nosso interno, onde têm todas essas informações, as perguntas e as respostas para todas as questões, simples ou complexas que envolvem as nossas vidas.
Meditação é o método pelo qual a pessoa pensa cada vez mais em cada vez menos coisas. O segredo no ato da meditação é não se prender ao que vem à mente. Porque tudo que vem à mente são pensamentos que trazem memórias de passado ou do futuro.
O estado natural da mente é um estado de Paz. Se a nossa mente não está em paz, é porque existem muitas capas de pensamentos e sentimentos sobre essa paz, nos desconectando dela.
A Meditação é uma ferramenta do Yoga que tem como objetivo essencial a transcendência do ego, que nos prende a esse estado de dualidade. Mas como desejar transcender se estamos com questões básicas de sobrevivência, se não estamos sensibilizados e bastante inconscientes de valores sutis que regem todo o Universo? Existem Leis Universais que regem tudo e todos, e nós nos encontramos em luta com essas Leis.

“Embora seja possível falar sobre meditação, assim como é possível falar sobre o Amor ou a Vida, temos que meditar, amar e viver para compreender verdadeiramente o que é cada uma dessas coisas” Georg Feuerstein

“Embora seja possível falar sobre meditação, assim como é possível falar sobre o Amor ou a Vida, temos que meditar, amar e viver para compreender verdadeiramente o que é cada uma dessas coisas” Georg Feuerstein

Nos aproximar de um Estado Natural

Então a Meditação também vai acabar te levando a buscar conhecimento pessoal e profundo sobre a sua realidade e como vivê-la da melhor forma. Vamos falar de algo muito simples e pertinente para todos nós? Por exemplo, aceitar o que a Realidade trouxe, mesmo que não seja o que você desejou, é algo que pode te levar a dois caminhos: usar a experiência para observar como se sentiu, reagiu e aproveitar tudo que conseguir absorver para acrescentar algo em sua vida; ou o segundo caminho, que a maioria das pessoas escolhem, que é se pôr no papel de vítima, buscar um culpado e perder uma grande oportunidade de vivenciar uma situação e tirar todo o aprendizado. Nosso ego é complexo para nossa cultura, mas, para a cultura do Yoga, é simples, nós não somos o que pensamos, somos algo maior e mais simples. E tem uma jornada de conhecimento transpessoal, em que o caminho é a Meditação e que vai te levar a investigação sobre quem realmente você é. A Meditação é poderosa e perfeita não só enquanto estamos meditando, mas ela segue conosco nas atividades do dia a dia e iniciamos por diminuir a quantidade de pensamentos e ao mesmo tempo permanecemos mais presentes. Com o passar do tempo de prática, sem fazer nenhum esforço para isso.
É o início de aproximação do estado natural da nossa mente.
Não é maravilhoso e simples?

O-que-e-meditacao-Viver-a-Vida-Prometida

Meditação é Viver a Vida Prometida

Tudo que cada um de nós profundamente deseja é ter uma vida plena de saúde, paz, amar, se sentir amado, estar conectado com a prosperidade e com o conhecimento alicerçando nosso saber, construir relacionamentos verdadeiros, produtivos e estar forte e adequado internamente para administrar as adversidades da vida. Esse é um sonho de Vida para a maioria das pessoas. Mas para os praticantes de Yoga, isto é a realidade que buscamos praticar, agregada a um estilo de vida pacificada.
Conhecemos bastantes coisas sobre vida, mas são poucas as pessoas que realmente vivem uma vida plena e satisfatória, sentindo-se adequada no momento presente. Apreender o que é estar presente, aqui e agora, com aquilo que estamos executando, dando um lugar à realidade, seja lá o que for, permite a ampliação da nossa consciência.
A pergunta é: essa Vida prometida pode ser alcançada? E o Yoga responde que SIM! E como? Através da prática de valores e leis do Universo que alicerçam a realidade existente. A busca de viver uma vida de Yoga, parece não convencional e inovadora para muitos, mas o Yoga, apesar de nascer em solo indiano, é um legado da humanidade e não se sabe ao certo quantos mil anos, mas a verdade é que as ferramentas do Yoga, em especial a Meditação, alicerçou seres humanos há milhões de anos e ainda alicerça até hoje. Despertou milhões de seres humanos e Iluminou Gautama Sidartha, um ser comum como eu e você. Em Yoga buscamos re-conexão com a Essência. E sem incluir dogmas e religião, ela respalda todo seu conhecimento com profundidade e espiritualidade. Tudo é espiritual!

Urgência da Meditação

O-que-e-meditacao-ansiedade

Tudo que vivemos hoje ainda está no nível de resposta de luta e fuga. Os males que envolvem a sociedade, chamamos de “doenças da sociedade”, desestruturam cada vez mais as pessoas, que se sentem perdidas e sem uma rota que pudessem trilhar. Os tratamentos convencionais não estão dando respostas nem soluções. O nível de Consciência está apertado, encurralado entre medos, ansiedade, culpa, depressão, insônia, síndromes diversas, a cada dia mais um nome para um desequilíbrio. A maioria das pessoas não está presente para o fato do quanto esses sentimentos roubam de energia e vitalidade do seu dia a dia.
Todos esses males da sociedade assolam a humanidade e ainda não conseguimos olhar para a solução e buscamos respostas rápidas e fugazes para questões que nos levariam a nos desenvolver e evoluir.
A ansiedade é um estímulo a uma resposta por algo que está prestes a acontecer e
a meditação é um estímulo por algo que está no aqui e agora.
Precisamos resignificar a nossa percepção sobre o sentimento de luta e fuga, para que este mecanismo seja usado em situações para proteger o nosso organismo, não em situações corriqueiras do dia a dia.
Além da Meditação diária para computar gotas de presente, ela também vai, no dia a dia, estabelecer o Foco da mente no presente.
Você estará presente para perceber o quanto isso é fundamental, e poderá mudar todo o contexto diário de sua vida: nada de sofrer por antecipação, ficar viajando em um futuro ainda indefinido e perder a atenção na resolução de problemas do presente. Pode parecer fácil, mas sem foco na mente, a realidade é que os pensamentos e os sentimentos vão ganhar de você e vão te levar para onde eles quiserem no passado ou no futuro.
Visitar o presente várias vezes por dia vai demandar um esforço inicial, mas, assim que seu cérebro aprende a fazer isso, menos esforço vai ser exigido de você. Assim, o aqui e agora vai começar a pertencer a sua vida novamente. E eu pergunto: porque quando éramos crianças não nos preocupávamos com todas essas baboseiras que nos preocupamos hoje? A maioria de nossas preocupações sequer tem fundamento. Só agimos assim porque isso cristalizou um hábito em nossa mente e tudo que temos que fazer é criar novos hábitos saudáveis, como visitar o presente mais vezes e deletar aos poucos velhos hábitos que já não nos servem mais.
A meditação é capaz de combater todos os seus sintomas de ansiedade.
Ansiedade é brincar de Futuro no Presente, e Meditação é brincar de Presente no Presente. Observe como uma criança brinca com o presente. Tão feliz, tão inteira! Se você experimentar a qualquer momento trazer sua mente ao presente e ficar concentrado, a sua ansiedade, simplesmente, desaparece.

Você topa um desafio…. vamos experimentar a meditação agora? Depois no final do texto você me conta como foi! Combinado?

Vida de Yoga

O Yoga tem uma solução para tudo isso. Você precisa conhecer a “Caixa de Ferramentas do Yoga”, que vão te dar uma rota para a conexão interior e descoberta de você se perceber 100% Ser Humano, com sua energia acima do coração, trabalhando, produzindo e criando a vida com a compreensão de aproveitar todas as experiências como processos e insights de aprendizado evolutivo.
A respiração, muitas vezes precede a meditação, porque te libera as tensões e te deixa alerta, mas tranquila. Vale você conhecer um pouco sobre a respiração e até ver formas de usá-la no dia a dia.  A ferramenta mais poderosa do Yoga é a Meditação. E pode ser praticada por qualquer pessoa. Mas precisamos despertar o chamado interno.
Já o relaxamento, com ou sem visualização criativa com imagens da natureza, e as práticas de yoga, são ferramentas que restabelecem a produção de hormônios e tranquilizantes naturais que já existem dentro de nosso organismo.

Investigação Pessoal. O que é Meditação?

A Meditação não visa ao conhecimento intelectual, mas ao conhecimento de investigação pessoal. Em todas as práticas de Meditação somos convidados a sair de um estado de vigília, de ação e reatividade, o qual estamos envolvidos a maior parte do tempo e somos inseridos em um movimento de receptividade e tranquilidade, em que a atenção se torna plena e direcionada para o interior.
Com a meditação você vai aprender a conhecer a sua mente, que nada mais é do que um aglomerado de pensamentos e emoções, mas no geral ou rechaçamos a nossa mente ou nos identificamos totalmente com ela, ou ainda vamos de um lado para o outro. Mas a verdade é que ela também é divina e tem um propósito, caso contrário, não existiria. Conhecendo as formas e padrões de reação de sua mente, vai te permitir a orientação e uma melhor escolha de seus pensamentos.

O-que-e-meditacao-conhecer-a-sua-mente
Note que eu falei: somos convidados a sair do estado de vigília. Esse é um cuidado e gentileza com o qual podemos tratar a nossa mente e isso nos favorecerá, pois ela se tornará menos reativa.

Um estado interno ou uma condição?

Buscar a felicidade é sinal de saúde e Conexão com a Vida.
Felicidade é um estado natural de paz que já existe dentro de nós, não é um condição ligada a algo ou alguém. Não é algo ou alguém que nos traz felicidade. É algo ou alguém que nos lembra que a felicidade está dentro de nós.
Quando eu acredito que alguém pode me fazer feliz, eu na verdade transfiro a responsabilidade e perco meu poder.
No Ocidente, quando falamos de felicidade, falamos sobre aquilo que dá prazer e alegria. No Oriente, quando falamos de felicidade, estamos falando de Ananda, que é a beatitude, o êxtase.

 

“Ser feliz por conta própria é a verdadeira felicidade” Dalai Lama

A Sabedoria: resposta do que é Meditação

A Sabedoria nasce em nós sempre que a qualidade de conexão e equilíbrio fica estabelecida na nossa mente. Conexão nos dá lucidez, transparência, nos dá um lugar de presença. Essas são conquistas da Meditação
A Sabedoria fala a partir de um ponto espiritual e transcendental dentro de nós e não a partir da materialidade e da mente racional.

 

Meditação resolvendo questões

As coisas densas e materiais são tremendamente sedutoras e roubam nossa energia e atenção, a meditação prepara o solo da nossa mente para estar perceptivo e sutil. Buscamos soluções, equivocadamente, somente em nossa mente racional e lutamos! Mas você não acha que se muitas das coisas que estamos procurando resposta viessem da nossa mente racional, nós já não teríamos resolvido tantas coisas que há anos esperam respostas e soluções?
Segundo Georg Feuerstein, podemos dizer que em um:

  • Nível do intelecto: a sabedoria aumenta a consciência em nós.
  • Nível dos sentimentos: ela gera estados elevados como o amor universal, compaixão, benignidade, paciência, tolerância e outras virtudes.
  • Nível dos valores: a sabedoria é responsável por dirigir a nossa vontade para ideais de bondade, beleza e harmonia.

Enfim a presença da sabedoria cria em nós o impulso de autoconhecimento, autodisciplina, auto-transcendência e Realização.
Observa se essas qualidades estão na lista dos seus sonhos de uma vida plena e se assim for, você agora já sabe de uma rota precisa, a Meditação.

 

A Vida é uma jornada, o Yoga um caminho, e a Meditação a ferramenta perfeita para a sua Realização.

A Vida é uma jornada, o Yoga um caminho, e a Meditação a ferramenta perfeita para a sua Realização.

 

Imagens e fotos
Lorena Armond
http://sunshinephotoshop.deviantart.com/art/Mind-Maze-374049501
http://img09.deviantart.net/f85e/i/2012/088/d/d/green_sky_by_ka_kind-d4uan0o.jpg
http://www.dokonalazena.cz/wp-content/uploads/2016/03/%C5%A1t%C4%9Bst%C3%AD.jpg
http://www.novica.com/itemdetail/?pid=31179
https://static.pexels.com/photos/1195/nature-sky-clouds-cloudy.jpg
https://chefjohnbrand.files.wordpress.com/2013/04/cropped-green-grass-field.jpg

 

.

30 anos vivendo o caminho do Yoga. Com formação acadêmica em Educação Física, Especializações e contínua formação em Yoga e Autoconhecimento onde baseio minha atuação profissional.

57 Comentários

  1. Larissa Kalckmann disse:

    Muito bom!Achei o texto ótimo!Mostra que o Yoga e a Meditação fazem parte da nossa vida…Como faz bem respirar e tentar vivenciar o aqui e o agora…Helena gosto muito de ler e refletir tudo o que vc posta,seus ensinamentos e experiências tem iluminado o meu dia!Gratidão!

    • Helena Gomes disse:

      Muito obrigada Larissa, essa é a minha forma do Yoga se revelar em sua Vida! Continua firma e vamos mais e juntas, nos devemos uma tremenda solidariedade neste caminho de crescimento e desenvolvimento.

  2. Renata Queiroz disse:

    Muito bom texto!! Meditação é uma experiência que precisa ser vivida… Como acalma e aquieta nossa mente. Melhor ainda quando mexe com nossas atitudes diante da vida. Obrigada Helena por mais esse incentivo ?

    • Helena Gomes disse:

      Valeu Renata! A nossa vida precisa de nossas mentes mais tranquilas; a nossa familia precisa de nossas mentes mais tranquilas, o Mundo precisa de nossas mentes mais tranquilas. Bjo

  3. Carla Pereira disse:

    Helena, belo texto!! Meditar, para mim, é uma prática dinâmica que tento carregar pros meus afazeres diários… como um estado de viver no presente. Vale até citar Rohit Mehta: “viver no presente é descobrir nossa direção de momento a momento”. Eu acho que meditar pode nos aproximar desta descoberta.
    Um grande abraço e grata por nos enriquecer cada dia mais!

    • Helena Gomes disse:

      Oi Carla! Que maravilha! A meditação dá esse treino de incluirmos essa atitude meditativa em nossas vidas! Linda essa frase do Rohit Mehta! Vou guardá-la aqui comigo também! Gratidão!

  4. Fantástico Helena! Agora ficou mais fácil de sensibilizar as pessoas que a meditação é tudo de bom. Quando você disse a palavra: “SOBREVIVÊNCIA ” caiu a minha ficha que provavelmente estamos só usando o primeiro andar do cérebro (cérebro reptiliano). Este andar do cérebro só sabe fazer duas coisas emocionalmente: LUTAR OU FUGIR mas nunca resolver nada e ficar com muito barulho na cabeça. Realmente é impossível sentir paz assim.
    Gratidão pelo texto muito esclarecedor! Vou divulgar na minha fanpage e tenho certeza que muitas mães vão adorar.

    • Helena Gomes disse:

      Oi Rosalina, isso mesmo, precisamos do conhecimento que nos liberta de padrões de luta e fuga. Vamos expandir nossa consciência. Obrigada por compartilhar sua observação e seu conhecimento, e gratidão por me ajudar a compartilhar desse nosso saber. Estamos juntas!

  5. marcio 1605 disse:

    Tenho feito 10 minutos de meditação diariamente, e consigo notar um significativa melhora a cada dia. O artigo explica muito bem, onde para ter um conteúdo desse nível deveria ler diversos livros.Esse artigo nos motiva diariamente a seguirmos na missão do autoconhecimento… Obrigado

    • Helena Gomes disse:

      Obrigado Márcio! Principalmente pelo seu apoio a nós e ao empenho que tem tido com você mesmo. Precisamos tanto desenvolver essa força dentro de nós e com amorosidade. E Você é um exemplo de mudanças, você nos conta as mudnças na vida diária e nós vemos a mudança aqui no seu rosto e na sua interiorização nas prática.Namastê!

  6. Tatiana disse:

    Oi Helena a cada dia que passa estou mais apaixonada pela meditação, comecei com a proposta de 1 minuto por dia que você nos ensinou e hoje sinto falta de meditar meu corpo pede mais eu já sinto a necessidade de parar não só um minuto mais do que isso por dia, a meditação me trás paz interior me acalma fico no aqui e agora. Fantástico , obrigada por todos os ensinamentos.

    • Helena Gomes disse:

      Oi Taty, que muito legal! Minha felicidade é imensa quando consigo cativá-los a confiar e praticar, e nós vemos mudanças incríveis em você! Como seus olhos apareceram, parece que abriram pra a vida! Olha só vou querer gravar um depoimentos dessa experiência, e vá aumentando de um em um minuto! Apenas um minuto de cada vez, vc vai ver que fantática ferramenta é a meditação quando realmente nos dispomos a investigar e nos priorizar. bj e gratidão!