Yoga e a vida no corpo
28/03/2016
O-que-e-meditacao um encontro consigo mesmo
O que é Meditação?
11/05/2016

Respiração é o retrato de como você vive a sua vida!

RESPIRAÇÃO é o retrato de como você vive a sua Vida

 

 

A respiração chega até nós e traz a vida, nos permeia e flui dentro de nós. A forma como sua  respiração acontece, descreve como você tem vivido e como vive a sua vida.

A forma como você respira influencia como você pensa e sente, assim como seus pensamentos e emoções também influenciam a sua respiração. Equivale dizer que a mente e a respiração estão estreitamente ligadas.

O corpo responde sempre!

Lembra quando você está irritado ou aborrecido, você respira rápido, sua mente se agita. Você não vai encontrar uma pessoa irritada com a respiração lenta e a mente calma. Mas quando estamos calmos e relaxados nossa respiração é lenta e nossa mente reduz os estímulos dos pensamentos.

Compreender a simplicidade da respiração…. isso é uma tarefa que pode fazer o diferencial em nossa vida!

Muitas vezes é tão simples que a nossa complexidade não alcança, o fato de ela, ser a própria vida.

Compreender que ela aconteceu naturalmente, sem termos que fazer absolutamente nada, por dias, meses e anos de nossas vidas, que ela se alterou a cada pensamento, cada emoção, mas que até aqui, não nos deixou na mão.

Compreender ainda que nós é que não estávamos de mãos dadas com ela, quando muitas vezes precisávamos apenas de uma respiração profunda para não explodir, para não falar aquele palavrão,  dormir melhor durante a noite ou enfrentar aquele desafio ou aquela limitação.

Bem… chegamos até aqui são e salvos e então decidimos por uma prática milenar, o Yoga, que nos coloca dentro de uma sala com quatro paredes nos convidando a entrar dentro de nós. E quem nos levará nesse mergulho?

Respiração: o maior instrumento de foco e concentração

A respiração! Ela é uma exigência da prática de Yoga.

Manter a respiração como um ponto de concentração contínuo, ajuda a manter o foco durante toda a prática; em cada postura, em cada pensamento, sensação ou sentimento que aparecer. Essa observação da respiração enquanto praticamos o Yoga, nos dá: energia, força, tranquilidade e paz.

É o presente que ganhamos é  levamos para casa, para o nosso dia a dia, é a mente mais calma, mansa, os pensamentos menos velozes, nos alicerçando. Teremos que levar para casa, e continuar a observar, e acompanhar a nossa respiração em tantas situações que nos acontecem, é a investigação com a intenção de conhecê-la, conferir o que ela nos mostra de nosso estado emocional e mental.

Fazer amizade com a nossa respiração, exige um interesse mais profundo por nos conhecermos, exige treino e tempo para si mesmo. A perseverança nos ajudará a entender aos poucos, o quanto podemos nos apoiar nela em muitas questões na vida do dia a dia e descobrir que a vida tem um valor enorme e fantástico quando temos participação ativa na nossa respiração, pois é com ela que vamos administrar efetivamente os nossos viciados estados emocionais e mentais.

Prana

Os antigos Yogis compreenderam isso desde sempre e são os que mais tem autoridade, senão toda a autoridade , e por isso inventaram um sem numero de técnicas de vivência da respiração; elas são chamadas de pranayamas, que no popular ocidental é traduzido como controle do Prana.

A respiração os yogis, dizem os leigos,  controlam tudo, a mente, o corpo, a saúde, a dor, a fome, etc.; Porém a descrição mais correta seria que a respiração dos yogis,  é o prolongamento da energia vital, ou o prolongamento da vivência da energia vital. São práticas profundas que devem ser orientadas com professor experiente e que te levam mais profundo a sua investigação interior, elas são chamadas de pranayamas.

Na respiração, a visão do Yoga é mais direcionado para a anatomia sutil da respiração. É o prana, a energia de vida, que permeia todas as coisas e tudo, sustenta e dá a vida a todas as coisas materiais.

Todas as respirações, animam qualquer corpo, e sem ela seria inerte, como vemos com a morte.

A inspiração trás a vida e a expiração distribui a vida dentro do corpo. A vida chega, flui e não vai embora, continua constantemente chegando e fluindo.

Dentro do ar que respiramos está o prana, a energia sutil, porém nossos estados mentais são tão ativos, respiramos tão rápido, que não temos a capacidade de perceber esta parte sutil, além disso o agravante de que, se somos acidentais,  e estamos acostumados a não acreditamos naquilo que não vemos, e aí estamos numa tremenda impotência e limitação que experimentamos por ignorarmos essa realidade.

Quando respiramos plenos e conscientemente presentes para a absorção da energia que tem dentro do ar que respiramos, conseguimos fazer um aporte de até 100% dessa energia prânica.

Quando respiramos sem nenhuma consciência dessa realidade sutil, absorvemos de 30 a 40% da energia. Essa é uma das explicações do nível de vitalidade e saúde dos meditadores, praticantes de yoga serem mais alto que o normal.

Construir o hábito de respirar conscientemente energia, concentrados, é, não só importante, mas necessário e urgente para a maioria das pessoas.

Fica aqui a dica através de um vídeo em sala de aula, de como  fazer 12 a 25 respirações profundas antes de dormir. Basta inspirar grande e soltar num suspiro, a expiração e as tensões do corpo. Isso pode restaurar energia, liberar tensões e te garantir um sono mais restaurador, e consequentemente um dia melhor e mais produtivo.

https://www.youtube.com/watch?v=DJt42yJoiu8&t=3s

30 anos vivendo o caminho do Yoga. Com formação acadêmica em Educação Física, Especializações e contínua formação em Yoga e Autoconhecimento onde baseio minha atuação profissional.

Os comentários estão encerrados.